sexta-feira, 13 de março de 2020

SAÚDE

Brasil confirma transmissão comunitária de coronavírus; entenda o que é:

Pessoas usam máscaras de proteção para o coronavírus enquanto compram álcool gel em loja da Avenida Paulista, em São Paulo.

Ministério da Saúde confirmou hoje que já há casos de transmissão comunitária do novo coronavírus nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O último boletim nacional da pasta, atualizado nesta tarde, indica 98 casos confirmados no país, sendo 56 nos estados de São Paulo e 16 do Rio de Janeiro.
O número é apenas um dado oficial compilado pelo ministério com muitas horas de atraso. Há mais casos no país, alguns já notificados. Apenas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, foram confirmados 98 pacientes com o vírus na noite de ontem. As secretarias estaduais têm divulgado os números atualizados no final da tarde, quase 23 horas antes de o Ministério da Saúde publicar o balanço.
Outros estados, como o Amazonas, já tiveram casos confirmados e ainda não computados pelo governo federal. A Bahia confirmou sete casos —na conta do Ministério da Saúde, são dois.
Foram identificados dois casos no Rio e dois casos em São Paulo de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem da infecção. 

Casos confirmados
de coronavírus no Brasil

Chart

A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.
O infectologista David Uip, que coordena a resposta ao coronavírus em São Paulo, já havia afirmado ontem que esse tipo de transmissão estava ocorrendo no país. Até o momento, o Ministério da Saúde só confirmou a transmissão comunitária nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A transmissão comunitária é diferente da transmissão local. São considerados casos de transmissão local aqueles em que a infecção ocorreu no Brasil, mas foi possível identificar qual paciente transmitiu o vírus.
A terceira classificação utilizada pela área de saúde é a de caso importado, quando o paciente infectado contraiu o vírus em viagem a um outro país.

Ministério atualiza número de casos suspeitos

Em todo o país, são 1.485 casos suspeitos. Esses pacientes, em sua maioria, apresentam febre e sintomas respiratórios (como tosse ou dificuldade de respirar), voltaram de viagem ao exterior recentemente ou tiveram contato com algum caso confirmado da doença. Nesses casos, é preciso aguardar o resultado do exame de detecção do vírus para que a suspeita possa ser confirmada ou descartada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque Semanal

Aniversário de 27 anos da "Emily"

Ontém dia 21/06/2023, a minha querida filha "Emily" completou mais uma primavera. Foi muito bom participar dessa confraternização ...

Mais Visitadas