Filosofia....
Protágoras de Abdera, o humanista (490 a.C. - 420 a.C.)
Nascido em Abdera, viajou o mundo como professor itinerante. Mudou-se para Atenas onde se tornou conselheiro de Péricles, governante da cidade estado, onde foi encarregado de escrever a constituição de Thuri, colônia de ateniense.
Era agnóstico, mas, com o passar do século seus sucessores iram passar de um agnosticismo para um ateísmo agressivo.
Protágoras ensinava legislação e retorica para qualquer um que pudesse pagar. Conta-se que foi o primeiro a aceitar pagamento por suas aulas. Seu objetivo era preparar alguém para debater e ganhar uma causa. Para ele todo argumento tem dois lados e ambos podem ser validos. Afirmava que podia "transformar o argumento mais fraco em mais forte" provando não o argumento, mas a persuasão do seu oponente.
Platão descreve-o reivindicando ensinar a "excelência" de bons conselhos nos assuntos familiares e públicos. Antes dos sofistas esse tipo de ensinamento era passado em casa pelos chefes das principais famílias gregas.
Como a política passou a ser feita nas assembleias e nos juris populares, a arte da oratória elevou-se a um preço cada vez mais alto. e os pretendentes a políticos pagavam qualquer preço para domina-la.
"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Tal frase expressa bem o relativismo tanto dos Sofistas em geral quanto o relativismo do próprio Protágoras.
Se o homem é a medida de todas as coisas, então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente, em outro.
É primavera em Santos
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Um visitante de Curitiba diz que Um visitante de Manaus diz que
o tempo está quente o tempo está frio
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Ambos estão falando a verdade
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A verdade depende do ponto de vista e, portanto, é relativa
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O Homem é a medida de todas as coisas
"Para quem está com Frio, é Frio; para quem não está, não é"
Conta-nos Heródoto uma história: certa vez, o rei Dario, perguntou aos gregos que estavam de passagem por sua corte se podiam ser induzidos por uma grande soma em riquezas a comer a carne do seus pais assim que falecessem, e eles responderam indignados que de nenhuma forma seriam induzidos a cometer tal ato. Dario chamou então um grupo de hindus que vivia em sua corte e lhes perguntou se podiam ser induzidos de alguma forma a NÂO comer a carne de seus pais falecidos e crema-los em vez disso, e eles começaram a gritar horrorizados em face a tamanha impiedade. Heródoto conclui que Píndaro estava correto a afirmar que "O costume e soberano".
Ao colocar os seres humanos em seu centro, seguiu a tradição de retirar a religião do argumento filosófico e mudou o foco da filosofia da compreensão da natureza do universo para a investigação do comportamento humano.
Para ele nada era inerentemente bom em si. Algo é ético ou certo apenas porque uma pessoa o julga assim.
"Sou incapaz de atingir o conhecimento em relação as divindades, de saber se existem ou não existem, ou de conhecer sua natureza essencial. Entre os muitos fatores que me impedem de conhecer, estão a obscuridade do assunto e a brevidade da vida humana"
Assim como Sócrates, Protágoras foi acusado de ateísmo, seus livros foram queimados em uma praça pública, fugiu de Atenas, estabelecendo-se na Sicília, onde morreu aos setenta anos.
Ao colocar os seres humanos em seu centro, seguiu a tradição de retirar a religião do argumento filosófico e mudou o foco da filosofia da compreensão da natureza do universo para a investigação do comportamento humano.
Para ele nada era inerentemente bom em si. Algo é ético ou certo apenas porque uma pessoa o julga assim.
"Sou incapaz de atingir o conhecimento em relação as divindades, de saber se existem ou não existem, ou de conhecer sua natureza essencial. Entre os muitos fatores que me impedem de conhecer, estão a obscuridade do assunto e a brevidade da vida humana"
Assim como Sócrates, Protágoras foi acusado de ateísmo, seus livros foram queimados em uma praça pública, fugiu de Atenas, estabelecendo-se na Sicília, onde morreu aos setenta anos.
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