terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

SETEKE - Seminário Teologico Kerigma


Aula de Filosofia


Sofista

A palavra sophistes era um termo genérico para nomear uma pessoa sabia e hábil. Podia ser aplicada para poetas, carpinteiros, médicos e estadistas. Mas por volta de 450 a.C. passou a designar uma classe de "professores" errantes que viajavam de cidade em cidade oferecendo um curso de uma grande variedade de assuntos, uma nova classe de profissional para uma nova demanda de educação superior. E sempre cobravam por seu trabalho. Uma tentativa de substituir a tradicional educação da época, que se destinava só a formatação de guerreiros e atletas.

Com o surgimento de múltiplas doutrinas contraditórias, passam a desprezar a filosofia como busca da verdade. Procuram então o oposto, ensinando líderes políticos e a classe mais favorecida em questões e disputas pelo poder. Vendiam o poder por mera cobiça e ambição. Também foram conhecidos por abusarem da retórica, pelo individualismo e pela decadência dos costumes.

Discutiram os fundamentos das leis e da moral, questionaram os sistemas políticos, estudaram sistematicamente a ética e a política. Em seus melhores momentos foram defensores dos direitos humanos ao ponto de questionarem a validade da arraigada instituição social da escravidão. Os sofistas mais famosos são: Protágoras de Abdera, Górgias de Leotinos, Hípias de Elis e Antifon de Ramnunte. Eram inimigos mortais de Sócrates.


"Um orador hábil pode demonstrar o que quiser" (Platão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque Semanal

ASSEMBLÉIA DE DEUS PHILADÉPHIA MINISTÉRIO PÃO DA VIDA

No último domingo 13/04/2025, estivemos cooperando na igreja IEAD PHILADÉPHIA presidida pelo Pr Lafranc Merancin, participando do Seminári...

Mais Visitadas