terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SETEKE - Seminário Teológico Kerigma


Aula de Filosofia


Escola de Cós ou Escola Hipocrática

14 - Hipócrates de Cós (ou Quios) 460 - 370 a.C.

"Que a alimentação seja seu único remédio" (Hipócrates)

Hipócrates é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo. É referido como uma das grandes figuras entre Sócrates, Aristóteles durante o florescimento intelectual ateniense. Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.


Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.
(Hipócrates)


Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.

A estratégia usada pelos gregos para conter a dor em pacientes era embebeda-lo. Entre os assírios era utilizado um método no qual eles apertavam uma artéria que leva sangue até o cérebro, fazendo com que o paciente entrasse num estado de coma temporário enquanto era operado. O problema e que nem sempre o coitado acordava. Hipócrates criou o que chamou de "esponja suporífica": uma esponja embebida numa mistura de ópio e mandrágoras, que rapidamente punha o paciente a nocaute. Para acorda-lo usava de outra esponja embebida em vinagre.


A palavra Anestesia vem do grego e significa: A= sem/nesthesia = sensibilidade


Hipócrates Costumava preparar chás de folhas e casca da árvore salgueiro para aliviar febre e dores de cabeça. Mal sabia ele que tal planta possuía em sua composição o ácido salicílico, o composto que iria originar a Aspirina. Em 1994 os americanos elegeram a Aspirina como a maior invenção do século, na frente inclusive do computador.
Foi o líder incontestável da chamada "Escola de Cós". O que resta das suas obras testemunha a rejeição da superstição e das práticas mágicas da "saúde" primitiva, direcionando os conhecimentos em saúde no caminho científico. Sua ética resume-se no famoso Juramento de Hipócrates.


"...juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte;  fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."


A vida é breve; a arte, vasta; a ocasião, instantânea; a experiência, incerta; o juízo, difícil.
(Hipócrates)

"Os médicos são homens que prescrevem remédios que não conhecem bem, contra doenças que conhecem menos ainda, para pacientes que não conhecem" (Filme "Rota de Fuga")  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque Semanal

Aniversário de 27 anos da "Emily"

Ontém dia 21/06/2023, a minha querida filha "Emily" completou mais uma primavera. Foi muito bom participar dessa confraternização ...

Mais Visitadas